quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Publicidade forja amputação para alertar contra diabetes nos EUA


Perna de ator foi retirada com um programa de computador. Relacionada à obesidade, diabetes pode levar a várias complicações

Uma campanha da prefeitura de Nova York, nos EUA, pela alimentação saudável se tornou polêmica por usar uma imagem tratada em computador. No anúncio publicitário, aparece a foto de um homem sem uma das pernas e imagens de copos de refrigerante em tamanhos crescentes, com os dizeres: “as porções aumentaram, e a diabetes tipo 2 também”.

A diabetes tipo 2 está, de fato, relacionada à obesidade e ao consumo exagerado de açúcares, entre outros fatores. Se não for controlada, ela aumenta o risco de doenças do coração e do rim, pode afetar a visão e levar à amputação de membros.

No entanto, o homem que aparece na imagem sem uma das pernas é, na verdade, um ator que, apesar de obeso, está saudável e caminha normalmente. O jornal “The New York Times” publicou uma entrevista com Cleo Berry, um ator de 27 anos, que recebeu US$ 500 para fazer as fotos para uma agência de fotografias.

Berry reconheceu que assinou um termo permitindo a alteração da imagem em computador, mas não concorda com o que foi feito. Ele viu o anúncio pela primeira vez na internet, alertado por um amigo.
“Eu fiquei mais que chocado. Fiquei tipo um minuto chorando de frente para a tela do computador”, disse o ator ao jornal. “Eles até me deram muletas”, espantou-se.

“Vocês são a cidade de Nova York, pelo amor de Deus. Façam as coisas do jeito certo ou não vamos acreditar em vocês de jeito nenhum”, completou. Chateado, o ator disse ainda que apoia as campanhas de conscientização, mas que cantaria e dançaria em uma propaganda de refrigerantes, se recebesse uma oferta.


Fonte: <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/01/publicidade-forja-amputacao-para-alertar-contra-diabetes-nos-eua.html>